31 maio, 2012

Avendaño no Sumo Cultural

compartilhe
Entre garimpadas virtuais por coisas interessantes, produzidas por pessoas interessantes, e coincidências conheci o Zombieotica. Um blog onde o mineiro Carlos Avendaño publica suas ilustrações, tirinhas e devaneios. Muitas são baseadas em situações de seu cotidiano e outras em acontecimentos de nível nacional. 
A partir de hoje ele ganhou ali do lado no menu um "tirinhas", ou seja, dentro de uma periodicidade (estabelecida pelo próprio) teremos publicações dessas ilustrações, tirinhas e devaneios por Carlos Avendaño. Mas acho que o próprio pode falar melhor sobre si mesmo. 

clique na imagem para ampliar


Então, Carlos Avendaño (eu) faz quadrinhos (ou tenta) desde antes de sequer andar. É meio bizarro porque tenho revistas em quadrinhos da época rabiscadas mas com um padrão não costumeiro para bebês da idade que documentam essa teoria, e levantam questões teológicas, espirituais e sobrenaturais a respeito desse "dom".
Não que isso seja algo pra se orgulhar, na verdade -o cartunista é o artista mais subestimado da história, mas essa introdução serviu para dizer que é simplesmente algo que eu TENHO que fazer.
Não profissionalmente, no caso -atualmente trabalho de ilustrador e arte-finalista freelancer, embora tenha um objetivo de sobreviver fazendo essa coisa que, sei lá, Deus, me obriga, pra poupar tempo, porque eu continuaria a fazê-lo mesmo namorando, estudando, trabalhando, cuidando de crianças, etc....
Bem, anterior ao Zombieotica, eu postava minhas tiras de quadrinhos no site Webcomix, que era um agregado de quadrinistas independentes -alguns se tornaram grandes, outros pararam, outros morreram com seus trabalhos de merda -, que não foi pra frente, porque o editor, um empresário babaca que morava no Sion (bairro elitizado de Belo Horizonte) não estava tendo o lucro esperado e tocou o "foda-se" ao parar de pagar o provedor.
Eu continuei postando ideias em uma falecida rede social até me mandarem tomar vergonha na cara e montar um blog -Blogspot mesmo, por indicação do próprio Fábio Moon, que quando tínhamos contato disse não fazer diferença nenhuma. E enfim... Zombieotica. Com propostas de periodicidade e séries que não vingaram por problemas pessoais ou no próprio contexto da produção per si -todo o material é bem autobiográfico, e, se não baseadas em fatos reais, tiradas de longas conversas em mesa de bar dentro de minha cabeça.


clique na imagem para ampliar

Embora eu tenha mantido (ou resguardado) uma, que é a Cralos & Boddah, que inclusive representará minha primeira aventura no mundo impresso na oitava edição do FIQ! em 2013. Essas tiras, que já passaram por altos e baixos e mudanças que ainda não chegaram exatamente aonde quero para poder publicar, eram uma homenagem ao Calvin & Hobbes do norte-americano Bill Watterson, que cresceu além da idealização do projeto. A figura do crânio de três dentes é diabolicamente icônica.

clique na imagem para ampliar




Tags:

Escrito por

Produtora cultural, blogueira, nômade urbana e autodidata.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2011 - 2014 SUMO CULTURAL | Designed por Templateism.com | Adaptado por thabs