12 junho, 2012

Dia dos Namorados é mesmo colorido

compartilhe

Hoje o amor está no ar e o Sumo Cultural também amanheceu nesse clima. Para celebrar a data, nossa programação especial, além da Melopeia, conta também com uma lista de filmes exclusiva para você curtir ao lado da sua carne-e-unha-alma-gêmea-bate-coração (ou até mesmo sozinho, o que vale é a diversão). Esse ano, a lista é especial: separamos apenas os romances mais bonitos (ou não) do cinema de animação (e tentamos evitar ao máximo que a Disney e a Pixar monopolizassem a lista toda). Então, prepare a pipoca e confira alguns desses casais inesquecíveis.

9. Madagascar 2: A Grande Escapada (2008)

Apesar da série Madagascar não ser lá uma das melhores animações do mundo, o segundo filme tem um casal digno de estar nesta lista, por sua peculiaridade e por sua coragem em enfrentar o preconceito da sociedade: a girafa Melman e a hipopótama Gloria. No filme, motivado pelo ciúme que sente da amiga, Melman cria coragem e revela o amor secreto que sempre nutriu por ela. Assim, depois de uma bela declaração e um resgate heroico, tem-se início um novo romance. Um exemplo de amor entre amigos que supera até diferenças de espécie.


8. A Era do Gelo 2 e 3 (2006 e 2009)

Ainda no mundo animal, vamos voltar um pouquinho ao passado, à era em que mamutes e tigres dente-de-sabre andavam sobre essa Terra. É nessa época que o mamute Manny conhece Ellie, a mamute que pensa ser um gambá. Muitas trapalhadas depois, os dois se apaixonam, e constituem família, com o nascimento da pequena Amora – além, claro, dos agregados, o tigre Diego e a preguiça Sid.

7. Shrek (2001)

Um daqueles típicos casos de eu-te-odeio-mas-eu-te-amo. Embora sua relação seja repleta de desavenças no início, Shrek e Fiona se descobrem perdidamente apaixonados – ou pelo menos o suficiente para que o ogro corra para impedir que ela se case com outro. No fim das contas, os dois se casam, e têm lindos ogrinhos. Mas não esquecemos também de outro casal especial do filme: o Burro e a Dragão, que também têm sua penca de filhotes mestiços e bagunceiros.



6. Os Incríveis (2004)

Já falamos de família nessa lista, mas Os Incríveis é a prova viva de que casamentos não são tão simples assim. Por mais apaixonados que o Sr. Incrível e a Mulher Elástica sejam, levar adiante o casamento e a família significa ter que lidar com os problemas dos filhos, manter suas identidades secretas, trabalhar para sustentar a casa, e uma série de inúmeros fatores, além das crises que surgem de vez em quando. Mesmo assim, o casal de super-heróis consegue enfrentar não só super-vilões, mas também o desafio de manter a família unida.

5. A Noiva Cadáver (2005)

Nem sempre o romance dá certo. É o caso da pobre Noiva Cadáver, assassinada no dia do casamento, e que vê uma fagulha de esperança reacender quando o jovem Victor põe uma aliança no seu dedo por acidente. Por mais que a morta-viva se esforce para encantar o rapaz, ele é apaixonado pela bela (e viva) Victoria. A Noiva Cadáver, porém, é um exemplo de que a busca pelo verdadeiro amor pode continuar até mesmo após a morte. (Ou seja, se você ainda está solteiro, não se preocupe, quem sabe no além você encontra sua metade da laranja.)

4. A Bela e a Fera (1991)

A adaptação do conto de fadas mostra que realmente as aparências enganam, e você pode encontrar o amor até mesmo em uma besta amaldiçoada. É o caso de Bela, que enxerga na Fera mais do que uma criatura bruta e amargurada. É em nome desse amor que a Fera procura amadurecer e se tornar uma pessoa melhor. O casal cresce junto, e supera qualquer diferença. (Embora a Disney depois transforme a Fera em um príncipe metrossexual, quase jogando no lixo a ideia de que o que importa é a beleza interior, não a externa.)


3. A Dama e o Vagabundo (1955)

Responsáveis por protagonizar uma das cenas mais antológicas do cinema ao simplesmente dividir o mesmo prato de espaguetes (o que não parece muito higiênico, mas ignoremos esse fato), o lindo casal de cachorros de A Dama e o Vagabundo também é a prova de que o amor pode superar barreiras de classes sociais.






2. Wall-E (2008)

Quem disse que robôs não são capazes de amar? O solitário Wall-E sempre sentiu falta de uma companhia, e nem os filmes a que assistia eram capazes de suprir essa necessidade. Mas quando Eva chega à Terra, ele encontra o que sempre buscou: uma mão para segurar na dele.





1. Up: Altas Aventuras (2009)

Sem dúvida, uma das mais bonitas histórias de amor não só das animações, mas de todo o Cinema. Nosso primeiro lugar não poderia ser outro que não de Carl Fredericksen e Ellie, o casal de velhinhos de Up! Afinal, como não ficar emocionado ao assistir a linda abertura do filme, em que vemos a amizade que surge entre os dois quando crianças, o amadurecimento lado a lado, o casamento, a gravidez mal sucedida que os abala e, por fim, a morte de Ellie, e a dificuldade de Carl de aceitar a perda – e isso tudo embalado com a maravilhosa trilha sonora de Michael Giacchino. No fim, o amor de Carl e Ellie é um amor que realmente dura toda a vida.
Tags: ,

Escrito por

Produtora cultural, blogueira, nômade urbana e autodidata.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2011 - 2014 SUMO CULTURAL | Designed por Templateism.com | Adaptado por thabs