Fotografia: Rafael Roncato
Vinybag é compositor, violonista e guitarrista da cidade de Indaiatuba/SP. Realiza workshops e leciona cursos de violão e guitarra.
Já tocou em bandas como: Alternativa Rock (Pop Rock), Master Rector (Heavy Metal), Original Roots (Reggae), Hope Child (Hard’ n Heavy), Trendkillers (Pantera Cover) e Silent Heaven (Heavy Metal) - nessa última, abriu shows de bandas muito importantes, como o Angra e Dr.Sin.
É conhecido por aliar a técnica à emoção. Seu trabalho pode ser acompanhado através das redes sociais Twitter [http://twitter.com/vinybag] e Facebook [https://www.facebook.com/VinybagFerrari]. Possui também canal no Youtube [http://www.youtube.com/user/VinybagOfficial/videos], onde ensina a galera a tocar músicas de bandas como Angra, Pantera, etc.
Confira aqui sua entrevista exclusiva para o Sumo Cultural:
1) O que é mais importante pra o guitarrista desenvolver uma boa música, é o virtuosismo ou a expressividade?
Vinybag: Expressividade. Os grandes nomes da guitarra não tinham solos absurdamente rápidos, e mesmo assim, se tornaram GRANDES. Virtuosismo na hora certa cabe muito bem também, claro, mas como eu disse, no momento certo.
2) Quanto tempo você demorou para dominar o instrumento e se tornar profissional?
Vinybag: Dominar o instrumento (digo, conhecer e dominar todas as notas do instrumento), em 1 ano e meio.
3) O que fazer para conseguir criatividade nos improvisos?
Vinybag: A criatividade nos improvisos vêm a partir do momento em que se tem os campos harmônicos, escalas, triades, tétrades domidos, em todas as regiões do instrumento. Muitas pessoas improvisam em apenas 1 região da guitarra por exemplo, e dessa maneira, a criatividade fica muito limitada pela falta de opção.
4) Que conselho você dá para os iniciantes e para os que tem interesse em tocar guitarra/violão?
Vinybag: Ter a maior paciência do mundo para treinar, SEMPRE treinar com metrônomo, SEMPRE começar em baixa velocidade e aumentar AOS POUCOS. E antes de treinar,não esquecer de fazer exercícios de alongamento para evitar problemas futuros, como a tendinite por exemplo.
![]() |
Fotografia: Fernanda Nefertiti |
Vinybag: Existem muitas boas influências, mas aqui vai algumas delas: Miles Davis, Herbie Hancock, Jimi Hendrix, Kiko Loureiro, Hermeto Pascoal e Brian May. São muitos nomes, mas esses foram os que mais estudei e indico para todos.
6) Quais suas influências atualmente?
Vinybag: Atualmente minha maior influência é o Synyster Gates, do Avenged Sevenfold. Gosto demais do jeito que ele toca e realiza seus solos. Ele é um músico bastante estudado também. E o Kiko Loureiro é minha eterna influência: qualquer trabalho dele é sempre, no mínimo, ótimo!
7) O que você pensa de iniciativas como o Coletivo Sumo Cultural, por exemplo?
Vinybag: Acho ótimo! Deveriam haver mais iniciativas como essa, pois é muito difícil ter apoio das pessoas por algo desconhecido, alguém que aposte em coisas novas.
O Sumo Cultural agradece à entrevista e o deseja sucesso!
0 comentários:
Postar um comentário