02 março, 2012

O Sumo Cultural não é mais o mesmo

compartilhe

Mudar? Bem, não diria que mudamos. Na essência nos mantemos os mesmos e no aparente, talvez, amadurecemos. 
Quando disse ao Gustavo Castilho que queria criar um coletivo, e que existia um objetivo social por trás da ideia, ele abraçou tudo e nasceu o Sumo Cultural. Desde aquele dia diversas coisas aconteceram. Aprendi na raça a como direcionar toda energia que eu possuía para fazer tudo acontecer. Aprendi a como lidar com diversos tipos de pessoas e situações, e nem sempre me sai bem. Mas aprendi (da pior e melhor forma). Hoje sou outra Thabata, não a mesma que fez a primeira reunião com alguns conhecidos há sete meses atrás, não a mesma que fez imersão na Casa Fora do Eixo, e não a mesma que imaginou diversos futuros para algo que criou.
"Gerar na comunidade um senso crítico através da arte", "Elevar o homem a cultura", "Mostrar a importância da cultura na formação antropológica do homem". Eram ideais que eu tentei sempre seguir a risca. Entretanto, recentemente, senti que me desprendia aos poucos daqueles ideais do inicio de tudo. Aos poucos o Coletivo Sumo Cultural não era mais o mesmo. E isso me incomodou muito. 
Pensei até que o mundo não tinha mais jeito. Mas sabe, ele tem jeito sim. E cada um tem sua ferramenta para mudar o entorno que vive, a minha ferramenta é o Sumo Cultural. E a intenção não é salvar o mundo inteiro, e sim partir do micro para o macro, ou seja, se você está lendo isso e de alguma forma se sentiu tocado por alguma exposição que apresentamos, alguma música que tenha ouvido em algum de nossos eventos, ou por algum filme que viu no SumoProjeta, saiba que é disso que estou falando. Mudar um pouco de alguma pessoa já é agir em um micro, e daí em diante caminhar até chegar onde puder. No macro? Quem sabe.
A verdade é que muitas pessoas já passaram na vida do Sumo Cultural, algumas o estabilizaram, outras destabilizaram, mas a verdade é que em boa parte disso tudo agi como exército de um homem só. Então hoje  não existe mais o Coletivo Sumo Cultural. Mas sim o Sumo Cultural. Ainda tenho os mesmos ideais, o Sumo Cultural também, mas agiremos diferente e devagar. Espero que quem acompanhou desde o inicio continue acompanhando, e quem apoiou continue apoiando. E quem quiser chegar é só vir! Talvez agora demore mais sete meses para que o Sumo Cultural reencontre o seu caminho, mas continuarei fazendo ele caminhar até isso acontecer. 
Obrigada a todos que de alguma forma fizeram parte disso e somaram. Desculpe a todos que de alguma forma já se decepcionaram com tudo isso. O sonho é meu, mas a forma como ele é realizado não é egoísta e nunca será. 
O Sumo Cultural não é mais o mesmo na aparência, mas ele continua com a mesma essência. E se um dia ele sumir é porque fugi totalmente do que acredito, então resolvi fugir do que não acredito para que ele viva ainda mais.

Boa tarde.
Tags:

Escrito por

Produtora cultural, blogueira, nômade urbana e autodidata.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2011 - 2014 SUMO CULTURAL | Designed por Templateism.com | Adaptado por thabs